Gestão Por Competência
“É a capacidade de entrega; a ausência de competência gera justificativas e transferência de responsabilidades; pessoas competentes assumem a responsabilidade e geram resultados”.
Proporcionar aos gestores a identificação eficaz dos melhores profissionais do mercado para contratação;
Desenvolver competências, técnicas e habilidades comportamentais dos profissionais; Mensurando a evolução da performance, o crescimento intelectual e o grau comprometimento com a organização;
Certificando o cumprimento das metas e resultados
Engloba os saberes apreendidos na faculdade, nos cursos, nas leituras, no trabalho e na escola da vida
É a dimensão prática que desenvolvemos na medida em que empregamos o conhecimento adquirido
É a predisposição pessoal em fazer ou não alguma ação. É o que nos leva a por em prática os conhecimentos e habilidades
O resultado, é executar efetivamente, por em prática
É possível mensurar o nível de domínio dos gestores em relação as áreas de gestão. Controle prático e completo sobre a gestão de finanças de cada área de forma específica.
PL – Planejamento Dominar o processo de antecipar cenários, planejar, controlar de forma escrita, estabelecendo prazos e metas, responsáveis e informando os envolvidos.
CE - Comunicação e Expressão Dominar o processo de exposição de ideias e fatos por meio da fala e de expressão corporal, de forma a se fazer entender com clareza e objetividade, convencer e gerar empatia nos interlocutores.
GP - Gestão com Pessoas Dominar os conceitos e os princípios da gestão de equipes e as ferramentas e processos de seleção, avaliação e desenvolvimento profissional e de desligamento.
TD - Tomada de Decisão Identificar e escolher a alternativa mais adequada para a solução de um problema dentro do período ideal da decisão, analisando riscos e oportunidades.
LD - Liderança Dominar os conceitos e os princípios e ser capaz de inspirar e estimular pessoas e grupos através da influencia na realização de missões, atribuir tarefas, acompanhar, orientar e facilitar o processo.
VS - Visão Sistêmica Ter a visão do processo ou empresa como um todo, a interdependência das áreas e subsistemas, visualizando os impactos de uma ação.
TN - Técnica de Negociação Dominar o processo de negociar interesses econômico financeiros e de atendimento de demandas, no âmbito interno e/ou externo da empresa, de modo a atingir integralmente os objetivos preservando os direitos envolvidos.
SP - Solução de Problemas Consegue analisar racionalmente os problemas, identificar as causas e buscar soluções, atém-se à natureza dos problemas sem dispersar-se na busca de culpados, portando-se como fazendo parte da solução e não como fazendo parte do problema.
CM – Comando Delegar tarefas, escolhe, avalia e ensina e desenvolve com acerto as pessoas da equipe, consegue manter um quadro estável e motivado, acompanha, orienta e facilitar de modo a obter alta produtividade sem precisar realizar de forma operacional
EA - Estatística Aplicada Dominar os conceitos e cálculos estatísticos e saber interpretar os resultados nas aplicações requeridas pelos controles e estudos de interesse da empresa.
RE - Comunicação Escrita Dominar as técnicas de escrever em nível especial, escrever corretamente no idioma nacional e/ou conhecer os formatos oficiais e usuais de redação nos negócios: relatórios, atas, ofícios, cartas, etc.
RI - Relacionamento Interpessoal Ser cortês com os colegas de trabalho, ter equilíbrio emocional em situações adversas, tratando as pessoas de forma respeitosa, tratar as pessoas sem distinção, facilitar o diálogo e a interação entre as pessoas e respeitar a opinião dos outros.
SV – Supervisão Dominar o processo de atribuir tarefas, acompanhar, orientar e revisar trabalhos.
Tecnologias de alto nível para maior desempenho da aplicação.